Apresentação

BEM-VINDES!

Na comemoração de nossos 30 anos, em 2019, o mote do Festival foi a liberdade – de ser quem se é, de ir e vir, de dizer e de ouvir. Liberdade que o curta-metragem expressa tão bem, com uma agilidade que poucos formatos apresentam. Mal sabíamos que no ano seguinte estaríamos todos restritos ao ambiente doméstico, tendo que reinventar o Festival, da produção à exibição.

Não podemos deixar de lamentar e de nos solidarizar por tantos que se foram devido à covid-19, no Brasil e no mundo. O impacto da pandemia, ainda não totalmente controlada, ainda reverberará por gerações.

Mas queremos celebrar a vida, que de alguma forma sempre se renova. E também a cultura e a arte, que estão presentes mesmo nos momentos mais difíceis, para nos lembrar do que os seres humanos têm de melhor.

Novas formas de nos comunicar, de nos relacionar e de amar vão surgindo, e isso se revela na pujante produção que apresentamos, com 200 curtas-metragens dos cinco continentes. Recebemos mais de 600 inscrições brasileiras e mais de 2.633 filmes estrangeiros para seleção, fora a ampla gama de programas especiais que selecionamos, com recortes de tempos e lugares, vozes e territórios, para todas as idades e os gostos mais diversos.

A exibição continua virtual, mas novas opções estão disponíveis, e aproveitamos para apresentar essa diversidade de mídias na nossa seção Curta & Mercado. A programação se completa com encontros e debates com convidados, mediados por nossa equipe – que a cada ano enfrenta o desafio de levar ao público a uma seleção muito especial de curtas-metragens.

Agradecemos mais uma vez aos nossos parceiros, que garantem nossa celebração. São 32 anos de amor incondicional ao cinema e aos jovens e consagrados realizadores.

Zita Carvalhosa

Diretora do Festival

  

SPCINE CELEBRA A 32ª EDIÇÃO DO CURTA KINOFORUM

A Spcine tem orgulho de participar da 32ª edição do Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo – Curta Kinoforum. Ao longo de nossa parceria, acompanhamos, como testemunhas oculares, a imensa contribuição do Festival ao divulgar as melhores produções em curtas-metragens realizadas pelo mundo — prova disso é que, neste ano, a curadoria chegou a um total de 200 curtas, oriundos de todos os continentes.

Esse movimento só vem ao encontro dos valores da Spcine, que são voltados à diversidade e à pluralidade de narrativas. Com um festival gratuito, online e disponível para todo o Brasil, o público poderá conferir uma programação rica, composta por títulos de origem brasileira e internacional, passando por filmes latino-americanos, e de linguagens que vão da ficção ao cinema documental.

Mesmo nos reerguendo enquanto sociedade de uma tragédia sanitária que só no Brasil dizimou mais de meio milhão de pessoas, continuamos nos precavendo e tentando retomar às nossas atividades costumeiras. Porém, enquanto nos preparamos para um mundo pós-pandêmico, iniciativas como a da Kinoforum contribuem para que pessoas possam desfrutar de conhecimento e lazer em segurança.

Para reforçar esse movimento, vamos hospedar em nossa plataforma de streaming, a Spcine Play (spcineplay.com.br), 13 filmes por um período de 90 dias. O acesso também será totalmente gratuito.

Que estejamos juntes e unides por dias melhores.

Vida longa ao Festival!

Viviane Ferreira

Diretora-presidente da Spcine

 

BREVIDADE DA EXPRESSÃO

Ao longo da história do cinema, o curta-metragem tem tido papel fundamental no alargamento dos horizontes estéticos. Por seu caráter conciso, abre-se à experimentação de novos dispositivos, favorece diversas possibilidades de narrativas e amplia o acesso aos meios de produção.

Foi por meio do curta-metragem que os filmes em 8mm se difundiram pelo país, oferecendo imagens que transcendiam o eixo Rio-São Paulo. Novas gerações de diretores conferiram renovada expressividade a filmes de menor duração; atualmente, é crescente o número de cineastas periféricos e realizadores indígenas que fazem uso do formato como meio de expressão.

Nesse sentido, curtas-metragens podem funcionar como pontes de diálogo com outras manifestações culturais, além de promover instigantes caminhos de aproximação à cultura cinematográfica. O Sesc, ao apoiar o 32º Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo, do qual é parceiro desde as primeiras edições, reafirma o compromisso com a democracia cultural. Por meio de sua Plataforma Digital, busca ampliar o contato de diferentes públicos com a linguagem audiovisual e ressaltar sua diversidade por intermédio da exibição de filmes nacionais e estrangeiros. Além disso, o viés formativo é reforçado por meio de uma série de encontros com profissionais em lives, debates, oficinas e cursos.

Metáfora de um ambiente cultural em permanente expansão, o universo de curtas-metragens espraia-se numa multiplicidade de gêneros e estilos, acessíveis a imersões as mais variadas, sejam elas mais ou menos acostumadas à experiência do cinema. Trata-se de dilatar as janelas de projeção deste universo, explicitando seu caráter multifacetado e sua vocação para agregar artistas e públicos.

Danilo Santos de Miranda

Diretor Regional do Sesc São Paulo