Mostra Latino-Americana

Enquanto o mundo segue no desafio de superar a pandemia de Covid-19 e seus enormes efeitos sobre a condição humana, na América Latina esse enfrentamento se dá em meio a uma grande convulsão social espalhada por toda a região, que se vê imersa, do México até o Chile, em suas particulares batalhas.

Esses dois países em especial trazem olhares únicos sobre seus momentos históricos dentro da Mostra Latino-Americana: um México marcado pela violência reflete sobre a profundidade de suas cicatrizes, enquanto o Chile explode na inédita comoção de seu povo diante de um passado que insiste em manter as rédeas do país. Dentro desse contexto, a memória emerge como tema e como instrumento: uma foto, uma mulher, uma montanha - diferentes elementos se cruzam para reconstruir e ressignificar passados. O político e o histórico se misturam indelevelmente ao pessoal e ao íntimo.

Mas não há só introspecção e melancolia no panorama do curta latino-americano: de Cuba ao Uruguai, da Colômbia à Costa Rica, há também encontro, humor, leveza e calor humano. E essa convergência, reforçando uma característica inerente ao espírito do continente - a sua forte e criativa capacidade de reinvenção - mostra que seu cinema segue pulsando, mais vivo do que nunca.