Mostra Internacional

A partir de 2.154 filmes inscritos para a Mostra Internacional este ano, selecionamos os 38 filmes que compõem nossos oito programas, uma pequena amostra do que o planeta cinematográfico produziu nestes dois últimos anos tão conturbados.

Produzidos ou finalizados na pandemia, eles demonstram a vivacidade do formato curta que permite uma adaptação mais rápida às circunstâncias e com o qual os cineastas podem expressar toda sua fantasia e criatividade.

Todos os filmes apresentados aqui são, de alguma forma, frutos da batalha que cada cineasta teve que travar para continuar criando apesar das circunstâncias. O Festival Internacional de Curtas-metragens de São Paulo está junto nessa luta para continuar mostrando a vocês o que o planeta curta tem feito de melhor nesse sentido.

Esta pequena seleção de filmes não pretende representar o mundo, mas dar um gostinho desse cinema que continua mais vivo, mais original, mais criativo do que nunca.

Neste momento único da história recente, em que a população teve que permanecer recolhida em casa, o cinema se tornou um companheiro de nossas vidas confinadas e uma janela excepcional para que continuemos viajando para outras dimensões.