Edições Anteriores
2014 - Quebrando Muros
Quando o Festival Internacional de Curtas-metragens de São Paulo começou não podíamos imaginar as dimensões que ele alcançaria e nem o desenvolvimento do próprio audiovisual brasileiro, que hoje caminha para sua consolidação como uma indústria produtiva, criativa e conectada com a realidade – ou as realidades – do país.
No ano de nosso aniversário de 25 anos, preparamos uma programação instigante, que incitou a reflexão e a discussão de temas prementes. A ebulição das manifestações e protestos esteve presente ao lado de outra efeméride importante: em 2014, a queda do Muro de Berlim também completou 25 anos. Com o fio condutor “Quebrando Muros”, essa edição do festival buscou novos olhares sobre as rupturas sociais, políticas, tecnológicas e artísticas que criam a sensação de impermanência constante ao mesmo tempo em que instigam e demonstram a capacidade do ser humano de se adaptar e crescer.
Uma das grandes conquistas desse período foi a rede de amigos que construímos. Essa talvez seja a grande qualidade do Festival: a capacidade de reunir talentos. Temos então de agradecer a todos que participam dessa rede – patrocinadores, colaboradores, apoiadores, os realizadores que nos enviam seus filmes e toda a equipe que todo ano trabalha para levar ao público uma seleção tão especial de curtas-metragens.
Foi com muita alegria que comemoramos o nosso 25º aniversário!